sexta-feira, 27 de julho de 2012

Sites Educativos:


Estava pesquisando algo de novo no blog e acabei encontrando sites educativos para crianças no 
EDUCAR PARA CRESCER.
São 7 educadores avaliaram os principais sites com conteúdos educativos para crianças. Veja o que eles descobriram:

BRINQUE BOOK:
O que é: Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.

Para quem: Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.

Não perca: A seção de papéis de parede oferece belas ilustrações dos livros da editora para deixar a área de trabalho do computador mais bonita e divertida para o seu filho.

Palavra da especialista: "Além das atividades, o site é indicado para que os alunos leiam os resumos dos livros e escolham os que lhe parecerem mais interessantes", avalia Adriana Bruno, da UFJF.


CLUB PENGUIN:
O que é: No site da Disney , a criança assume a forma de um pinguim avatar colorido e participa de uma série de atividades. Não há anúncios publicitários de terceiros e não é preciso pagar nada para jogar, embora o acesso a algumas atividades requeira uma assinatura. O site oferece segurança para os pais, pois as crianças só podem começar a brincar depois de ter o cadastro autorizado por um adulto.

Para quem: Crianças de 7 a 10 anos, que já dominem a leitura.

Não perca: A possibilidade de participar efetivamente do site, enviando desenhos e fotos.

Palavra da especialista: "Como o site requer muita leitura, é ideal para crianças que já têm essa habilidade. Caso contrário, a criança precisará estar acompanhada de um adulto", analisa a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.


DISCOVERY KIDS BRASIL:
O que é: O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças.

Para quem: Assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.

Não perca: Os vídeos educativos. Há uma série interessante que explica conceitos opostos, como juntos/separados, longe/perto e embaixo/em cima.

Palavra da especialista: "O site tem entre suas principais qualidades o fato de não apelar ao consumo de produtos", segundo a professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Maria Ângela Barbato Carneiro.


MAQUINA DE QUADRINHOS DA TURMA DA MONICA:
O que é: O Maquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica.

Para quem: É indicado para crianças de 4 a 12 anos.

Não perca: A possibilidade de fazer os próprios quadrinhos.

Palavra da especialista: "O site desenvolve a criatividade das crianças. Ele estimula a produção de textos e publica as histórias produzidas pelas crianças, depois de aprovadas pela equipe do site. Caso a publicação não seja imediata, as crianças interagem com a equipe e melhoram suas histórias, sendo uma atividade de aprendizagem", diz Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.


MELECA:

O que é: O Meleca é interessante para pesquisas escolares, sem a necessidade da ajuda de um adulto, pois as informações têm uma linguagem bastante acessível às crianças.


Para quem: Para crianças a partir de 7 anos.

Não perca: O menu Atividades tem muitas dicas de atividades manuais e criativas para as crianças.


Palavra da especialista: "Os menus são de fácil navegabilidade e objetivos. Ao clicar, é possível ter acesso a conteúdos mais específicos, como no menu "Nosso planeta", que tem muitas informações sobre a lua, os planetas, a história e dados geográficos do Brasil", avalia Melina Veiga, professora do Colégio Santa Marcelina.


RECREIO:
O que é: O site da revista Recreio oferece às crianças cinco canais com diferentes atividades interativas. Entre jogos e atividades artísticas - que o pequeno internauta pode fazer sozinho para se divertir -, ele também pode testar e aprimorar os conhecimentos sobre ciência, história e artes no item "Fique por Dentro".

Para quem: Indicado para uma faixa etária ampla, ele pode atrair, em especial, as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Não perca: Na seção Atividades, a criança encontra sugestões de diversas brincadeiras temáticas que podem ser feitas longe do computador. Há atividades como mágicas e arte com sucata.

Palavra da especialista: "O site é pedagogicamente recomendável. A página constitui uma rica sugestão para uma 'navegação familiar', junto com a criança, revelando-se, ao mesmo tempo, um repositório de atividades passíveis de aproveitamento pelo professor, em sala de aula.", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.


SITIO DO PICA PAU AMARELO:

O que é: Site das organizações Globo, foi desenhado com base no tradicional programa Sitio do Pica Pau Amarelo.


Para quem: Tem atividades voltadas para crianças de todas as idades (e, até, para adolescentes e adultos, em caso de busca de material sobre a produção literária de Monteiro Lobato).

Não perca: As atividades protagonizadas pelos clássicos personagens de Lobato.


Palavra da especialista: "O site constitui uma rica sugestão para a introdução e/ou a aproximação do público infanto-juvenil com a obra deste que pode ser considerado o maior escritor brasileiro nessa área", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.

SMART KIDS:

O que é: Atuante no mercado editorial infantil e no licenciamento de produtos (jogos, brinquedos), a Smart Kids mantém um portal de conteúdo e uma agência criativa para a produção de conteúdo e projetos de comunicação infantil. O site tem brincadeiras, passatempos e atividades, além de um espaço específico para os professores.


Para quem: É destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

Não perca: A seção de Especiais tem conteúdos educativos que abordam diferentes assuntos, como o corpo humano e orientações sobre como ver as horas.

Palavra da especialista: "O site pode ser muito bem aproveitado, em especial, se a navegação for acompanhada da participação dos pais, em casa, e se as sugestões didáticas tiverem ressonância na escola, junto aos professores", diz a professora Helena Cortês, da Faculdade de Educação da PUC-RS, Ponto de atenção: recomendada a navegação na companhia de adultos.


TV RÁ TIM BUM

O que é: O site TV Rá Tim Bum, da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais.


Para quem: Mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.

Não perca: A seção de Vídeos tem filmes muito educativos e é constantemente atualizada. Entre os mais recentes, destaca-se um sobre a gripe suína.


Palavra da especialista: "O site tem informação, diversão e não apela ao consumo de produtos", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP.


A e uma dica minha:O site do Kademi,um jogo com atividades extra curriculares para crianças do 1º a 7º do ensino fundamental,e o 8º e o 9º estarão disponiveis logo.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Curso de cupcake:





Fui a feira do empreendedor e achei um curso sobre cupcake e adorei, foi dai que tirei a receita do cupcake. Sou já uma pequena empreendedora. Estou até pensando em abrir uma pequena barraquinha de cupcake.

Olhem as fotos: